quinta-feira, 21 de novembro de 2013

INSTRUTOR PROERD/JAGUARI PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM PORTO ALEGRE

                                     Sd Jeferson representa Jaguari no evento
           

            De quarta-feira (20/11) até sexta-feira (22/11), com início ao meio-dia, na avenida Alberto Bins, 509, no Hotel Plaza São Rafael, no centro de Porto Alegre, ocorrerá o Seminário Estadual de Prevenção às Drogas, alusivo aos 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) no Estado. O simpósio tem como seus realizadores a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Instituto Gerdau, Liquigás em parceria com a Brigada Militar (BM).

   O Proerd é oriundo do Programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, em Los Angeles/EUA. O programa foi implementado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e em 1998 teve suas primeiras turmas de alunos no Rio Grande do Sul. Atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas e comportamentos violentos das Polícias Militares brasileiras.

   O Proerd propõe ações conjuntas entre polícia militar, professores, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha e promover a melhora da qualidade de vida.

   A partir de 2013, a coordenação estadual do Proerd está vinculada ao Estado Maior da Brigada Militar, no Núcleo de Projetos Sociais da Comunicação Social da Brigada Militar. O Centro de Treinamento Proerd mantém sua sede na avenida Aparício Borges, 2001, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

   Sobre a programação do evento, às 14h30 de quarta-feira (20/11), será a solenidade oficial de abertura; às 16h30, uma palestra ministrada pelo gerente Clódis Xavier, do Instituto Gerdau, com o tema "Parceria Gerdau X Proerd"; às 17h20, a palestra da Secretaria Nacional de Segurança Púlica (SENASP) com o tema "Crack é possível vencer" e às 18h50 a apresentação do currículo atualizado 5º ano – Caindo na REAL. Durante o evento haverá representação de projetos da BM.

   Os demais dias ocorrerão atividades direcionadas aos Instrutores e Mentores do Proerd, aos Coordenadores Regionais e Estaduais do Proerd Nacional, além de representantes da Polícia Uruguaia e Argentina.

   Para maiores esclarecimentos contate-nos pelos fones: 51 3288-4115, 3288-2874, 3288-2718. E-mail: proerd@bm.rs.gov.br, telefone do Coordenador Estadual do Proerd, major Cilon Freitas da Silva 51 8455-6665.

           O Seminário será coordenado pelo Centro de Treinamento D.A.R.E./Proerd da Brigada Militar.


Comunicação Social/EMBM
Texto: Estagiária Érika Ferraz

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, entre o dia 12 a 18 de novembro de 2013.


     
 
  
          ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
          As 05:14 hs do dia 15 de novembro de 2013, foi atendido um acidente na Rua Bento Gonçalves, Bairro Centro, envolvendo um veículo Fiat Uno que estava estacionado e foi atingido por outro veículo que fugiu do local, causando danos materiais. Foi confeccionado boletim de ocorrência de trânsito.
 
            LESÃO CORPORAL
           As 05:14 hs do dia 15 de novembro de 2013, a Brigada Militar foi informada que um jovem encontrava-se próximo a um veículo Fiat/Uno, quando um veículo Gol aproximou-se e lhe prensou contra o Fiat, provocando lesão nas suas pernas. Foi confeccionado boletim de ocorrência Policial.

           INJÚRIA / AMEAÇA
          As 19:55 hs do dia 17 de novembro de 2013, a Brigada Militar foi solicitada a comparecer na Rua dos Atiradores, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde um senhor relatou que um homem passou em frente a sua residência e lhe ofendeu com palavras de calão. Já o homem afirmou que foi ameaçado com facão. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando os envolvidos notificados e compromissados a comparecer em juízo na data marcada.

            ENCONTRO DE CADÁVER 
            As 13:50 hs do dia 17 de novembro de 2013, a Brigada Militar foi solicitada a comparecer na Rua 18 de Julho, Bairro Consolata, sendo que populares informaram que um indivíduo estaria caído no interior de uma residência. Chegando no local foi solicitada a SAMU que compareceu no local e constatou o óbito. Foi feito o isolamento do local até a chegada da Polícia Civil para levantamento do fato. Foi confeccionado boletim de atendimento.


SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

"BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE"



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

BRIGADA MILITAR EM JAGUARI, HISTÓRIA E MODERNIDADE

      
"BRIGADA MILITAR 176 ANOS AJUDANDO A  ESCREVER A HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL"
 

O DESTACAMENTO POLICIAL DE JAGUARI FOI INSTALADO NA CIDADE EM  JUNHO DE 1934, QUANDO A BRIGADA MILITAR ASSUMIU TODO O POLICIAMENTO DO INTERIOR DO ESTADO, SUBSTITUINDO A GUARDA MUNICIPAL, SENDO COMANDADO PELO SGT ADAUTO COSTA DIAS, INICIALMENTE JUNTO AO PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, ATUALMENTE PRÉDIO DO MUSEU  MUNICIPAL ONDE PERMANECEU ATÉ O ANO DE 1958, QUANDO FOI TRANSFERIDO PARA A RUA ANITA GARIBALDI. EM 1961 INSTALOU-SE NA RUA JOSÉ BONIFÁCIO ESQUINA COM A RUA CARLOS CALEGARO, ONDE HOJE É O PRÉDIO DO ASILO, PERMANECENDO ALI ATÉ O  ANO DE 1973. POSTERIORMENTE OCUPOU O PRÉDIO NA AVENIDA JOSÉ BONIFÁCIO COM A AVENIDA SEVERIANO DE ALMEIDA  DE 1973 A  1976  E, DE 1976 ATÉ O ANO DE 1987 TEVE COMO SEDE O Nº 1215 DA AVENIDA SETE DE SETEMBRO, PRÓXIMO A CORSAN. A 25 DE MAIO DE 1987, NO COMANDO DO 1º TENENTE ITACIR AMAURI FLORES, A BRIGADA MILITAR INSTALOU-SE NA AVENIDA GENERAL OSÓRIO Nº 1740, ANTIGO PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSORA GUILHERMINA JAVORSKI, SEDE ATUAL.
 
FORAM OS COMANDANTES:
-SGT ADAUTO COSTA DIAS
-SGT FILADELFO JOSÉ JARDIM
-SGT POMPULO CORTEZ
-SGT ADÃO AMARO DA CUNHA
-SGT OSCAR FÉLIX  DE CAMPOS (CAPITÃO CAMPOS)
-SGT VALDIR  EVANGELISTA DE MELLO
-SGT JOSÉ ADALI PINHEIRO
-SGT  ANTONIO CARLOS ALVES FRANCO
-SGT ARY PADILHA CARDOS
-SGT NASCIR ALVES DA SIQUEIRA
-TEN SÉRGIO GOUVEIA EHLERS
-SGT NASCIR ALVES DA SIQUEIRA
-TEN GILSON ANTONIO RAMOS ZIMERMAN
-TEN ODILON REAL MARTINS
-SGT OLINTO NASCIMENTO DOS SANTOS
-SGT NERI ROQUE DA CUNHA
-TEN MANOEL LUIZ FERREIRA TORRANO
-SGT DANIEL FERREIRA SILVEIRA
-TEN ITACIR AMAURI FLORES
-TEN ROBERTO ORTIZ PEREIRA
-SUB.TEN ADEMAR DE ANDRADE
-TEN FLÁVIO DIAS DE CASTRO
-TEN AMARCELO GAYER
-TEN NOÉ JESUS DA COSTA
-TEN JORGE JOEL DE ABREU GASPAR 
-TEN JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA SCHINESKI
-TEN ANTONIO SÉRGIO MOREIRA
-TEN ALCEMAR DA SILVA RÉCHIA
 
      ATUALMENTE A BRIGADA MILITAR DESEMPENHA O POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO FARDADO, NA CIDADE E INTERIOR, A GUARDA EXTERNA EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS, ALÉM DOS PROJETOS SOCIAIS COMO O PROERD, BRIGADA MIRIM E OUTRAS ATIVIDADES QUE FAZEM PARTE DA PREVENÇÃO, VOLTADO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

           
                   SGT NASCIR                                                                         TEN. ITACIR
 
                 MAJ. FLÁVIO                                                                     TEN. SCHINESKI
 
               



                                             TEN.  RÉCHIA, COMANDANTE ATUAL

                                  
 
     PRIMEIRA SEDE DA BRIGADA MILITAR 
            
         AV. SEVERIANO DE ALMEIDA ESQUINA COM AV. JOSÉ BONIFÁCIO
 
AV. SETE DE SETEMBRO Nº 1215 
 
 
PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSORA GUILHERMINA JAVORSKI, SEDE ATUAL
 
TROPA FORMADA A COMANDO DO SGT NASCIR


"BRIGADA MILITAR 176 ANOS O BRAÇO FORTE DO RIO GRANDE DO SUL"
 

sábado, 16 de novembro de 2013

TEMPORAL DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR 287

      Em menos de 04 horas no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, a Brigada Militar de Jaguari atendeu três ocorrências de trânsito na BR 287, sendo o primeiro às 15:35hs, próximo a divisa de Jaguari com São Vicente do Sul, onde um veículo Peugeot/207, do município de Passo Fundo, aquaplanou, saindo da rodovia e capotando. As vítimas foram encaminhadas pela equipe do SAMU ao hospital local e a ocorrência foi repassada a Policia Rodoviária Federal (PRF) que é responsável pelos atendimentos na BR 287.
  

 

 

         


       Com essa ocorrência ainda em andamento, foi informado a Brigada Militar que na localidade do Chapadãozinho havia ocorrido outro acidente com vítimas. O fato foi repassado a PRF e a equipe do SAMU que deslocaram para atendimento, permanecendo a Guarnição da Brigada no primeiro acidente devido a bens de valores no interior do veículo. Já por volta das 19:15hs, a Guarnição da BM deslocou ao trevo de saída para Santiago onde um veículo Ford/F-1000 de Santiago e um VW/Gol de Campo Bom se envolveram em um acidente com danos materiais.



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

REUNIÃO TÉCNICA DE SEGURANÇA PÚBLICA

 

No dia 12 de novembro, reuniram-se no Pelotão da Brigada Militar de Jaguari, para tratar de assuntos referentes à segurança pública dos municípios de Jaguari, Mata e São Vicente do Sul o 1° Ten Rechia, 1º Sgt Rudimar, 1º Sgt Geovani Pippi, Cmt do GPM da Mata,  Delegada de Polícia de Jaguari  Srª  Fernanda Seibel Aranha, Delegada de Polícia de São Vicente do Sul Srª Débora Durlo Poltosi, Delegado de Polícia da Mata Sr  Caiffo, Inspetor Santana, Inspetora Rose, Sr Gerson kurtz,  presidente da Coagrijal, Sr Vilson Turchetti, presidente do Sindicato Rural de Jaguari, Sr Carlos Frizzo, presidente do Sindicato Rural de São Vicente do Sul  e Sr Paulo Marchiori, pecuarista. Foram tratados assuntos pertinentes a segurança pública dos três municípios, destacando-se os crime de furto abigeato e furto em propriedades rurais, que os órgãos de Segurança pública participantes comprometeram-se em realizar periodicamente  operações conjuntas visando coibir tais delitos.




BM ATENDE GRAVE ACIDENTE NA BR 287.

      
       Por volta das 17:45 hs do dia 12 de novembro de 2013, a Brigada Militar de Jaguari foi informada de um grave acidente na BR 287, KM 365, na localidade do Chapadão, onde um veículo Renault Logan com placas de Santa Maria, chocou-se contra as árvores próximas ao acostamento e incendiou. O condutor foi socorrido por populares e encaminhado ao hospital de Santiago pelo SAMU. Foi realizado o controle do trânsito no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.
 




 

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, entre o dia 05 a 11 de novembro de 2013.

      
 

        ACIDENTES DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
       As 13:22 hs do dia 06 de novembro de 2013, foi atendido um acidente na Av. Sete de Setembro, Bairro Centro, envolvendo um veículo Corsa Wind, que ao parar para que um pedestre atravessasse na faixa de segurança, foi atingido por um veículo Ford Focus. Foi confeccionado boletim de ocorrência de trânsito.

        As 11:10 hs do dia 09 de novembro de 2013, foi atendido um acidente na Av. Daltro Filho, Bairro Centro, envolvendo um veículo Ford Fiesta, que se deslocava pela Rua Olinto Couto e ao fazer a conversão para entrar na Av. Daltro Filho, foi abalroado por veículo GM Chevete Marajó. Foi confeccionado boletim de ocorrência de trânsito.
 
        VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – AMEAÇA / INJÚRIA
       As 18:30 hs do dia 09 de novembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Dante Luis Sesti, Bairro Consolata, onde uma senhora relatou que seu irmão, que mora próximo a sua residência, seguidamente a ofende e ameaça de agressão o seu marido e seu pai. Diante dos fatos, as partes foram conduzidas a Delegacia de Polícia para procedimentos legais.

         INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
         No dia 06 de novembro, foi autuado um VW/Golf no Artigo 230, inciso V, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, sendo removido ao depósito do DETRAN;
 
         No dia 08 de novembro, foi autuado um veículo GM Astra pelo Art. 175, utilizar veículo para exibir manobra perigosa.
 

SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

"BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE"

 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FORMATURAS DO PROERD

      NOS DIAS 5, 6 E 7 DE NOVEMBRO DE 2013, FORAM REALIZADAS AS FORMATURAS DO PROERD (PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA). FORAM FORMADOS 213 ALUNOS DAS ESCOLAS DO NOSSO MUNICÍPIO, TANTO DA ÁREA URBANA COMO RURAL, COMO AS ESCOLAS IJUCAPIRAMA, VANDA E IRONITA. NA CIDADE SÃO JOSÉ, GUILHERMINA, GETÚLIO VARGAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA ANTONIETA. DESDE JÁ A BRIGADA MILITAR AGRADECE A TODOS OS DIRETORES E PROFESSORES QUE SE ENGAJARAM PARA QUE O PROGRAMA TIVESSE O EXITO E AGUARDA-OS O ANO QUE VEM COM NOVIDADES.....










23° EDIÇÃO DO GOVERNO MIRIM EM JAGUARI

No dia 11 de novembro de 2013, às 09:00 hs da manhã, foi realizada na Câmara de Vereadores a instalação e posse do Governo Mirim em Jaguari na sua 23° edição, evento alusivo ao mês da Criança, onde elas integraram os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia, Brigada Militar, Bancos, Sindicatos, Cooperativas, Corsan e Emater. O Comandante Mirim da Brigada Militar deste ano foi o aluno Andrei Damião, da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas.

 
 
 
 
 

 

domingo, 3 de novembro de 2013

BM JAGUARI EFETUA PRISÕES POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E POSSE DE ENTORPECENTES


  
 EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
         As 19:25 hs do dia 02 de novembro de 2013, a Brigada Militar foi solicitada a comparecer na Rua Coronel Flores, Bairro Centro, onde um jovem afirmou que um senhor conduzindo um veículo VW Voyage havia batido no seu veículo que estava regularmente estacionado na via. O senhor, ao ser abordado, apresentava visíveis sinais de embriaguez como olhos vermelhos, hálito etílico e vestes desalinhadas e também afirmou que havia ingerido bebida alcoólica. O mesmo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia e por meio de prova testemunhal foi autuado pelo Delegado plantonista, sendo estipulada fiança para o acusado.
 
POSSE DE ENTORPECENTE
        As 04:20 hs do dia 03 de novembro de 2013, a Sala de Operações recebeu uma denúncia de que jovens estariam fazendo uso de entorpecentes na Rua General Osório, Bairro Centro, nas proximidades de um evento. As Guarnições de serviço deslocaram ao local e abordaram três jovens e, em busca pessoal, foi encontrado nas meias de um deles duas porções de uma substância com cor e odor característicos de maconha. O jovem admitiu que a substância fosse sua, para seu próprio consumo. Pelas circunstancias do fato, foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando o jovem notificado e compromissado a comparecer em juízo na data marcada e a substancia apreendida e será encaminhada posteriormente para análise pericial.


         
PRODUTO ENCONTRADO NA MEIA DE UM DOS ABORDADOS

 

SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,

DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”

 

sábado, 2 de novembro de 2013

POLICIAIS PARTICIPARÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SANTA MARIA


Será realizada pela Brigada Militar, no período de 05 a 08 de novembro de 2013, no Auditório da EsFAS em Santa Maria, o Curso de Capacitação da Patrulha Maria da Penha. O curso contará com a participação de 50 policiais militares dos municípios da área de abrangência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Central – CRPO Central. De Jaguari participarão o Soldado Mossi e Soldado Turchiello.
                                                                      
A Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar tem como principal objetivo agir no pós-delito, protegendo as mulheres vítimas de violência doméstica ao realizar a fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência solicitadas, ao orientar, ao esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos à rede de proteção local.
 
Os Policiais Militares terão aulas sobre a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha), seus desafios e nuances, sobre local de crime, depoimento sem dano, sexologia forense, estatística, psicologia da violência, policiamento comunitário, direitos humanos, entre outras matérias com a finalidade de sensibilizar os operadores da Segurança Pública para o recorte da violência de gênero.
 
Além disso, o curso quer propiciar ferramentas que facilitem o diálogo com as mulheres já fragilizadas e vitimadas.
 
É a Brigada Militar inovando e se fazendo presente nos lares gaúchos, enfrentando de uma forma diferenciada e mais eficaz a violência contra a mulher.
 
“O silêncio é cúmplice da violência.”
 
Interessados em participar do Curso poderão solicitar a inscrição junto ao quartel da Brigada Militar na Rua Pinto Bandeira nº 350, até as 16h, do dia 04 de novembro de 2013.
 
Fonte: 1º RPMon

RELATÓRIO OPERACIONAL DO PELOTÃO DE JAGUARI


Confira os principais números:

Acidente de trânsito com danos materiais
03
 Acidente de trânsito com lesões corporais
04
 Agressão com lesão
05
 Encontro de cadáver
01
 Lei 11.340 (Maria da Penha)
06
 Prisão em flagrante ( DP ou termo circunstanciado)
09
 Recuperação de bens móveis
01
 Salvamento de pessoas
01
 Demais crimes ou contravenções ( ameaça, injúria, vias de fato)
05
Veículos fiscalizados
241
Veículos autuados
08
Pessoas abordadas
343
Boletins de atendimentos
82
Boletim de ocorrência Policial
16
Termo Circunstanciado
04

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BRIGADA MILITAR 18/11/1837 -- 18/11/2013, 176 ANOS, A FORÇA DA COMUNIDADE


A BRIGADA MILITAR FOI CRIADA EM 18 DE NOVEMBRO DE 1837, COM A DENOMINAÇÃO INICIAL DE FORÇA POLICIAL. EM 5 DE MAIO DE 1841, PASSOU A SE CHAMAR CORPO POLICIAL. EM 1837 PASSOU A DENOMINAR-SE FORÇA POLICIAL E A PARTIR DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL, EM 1889, RECEBEU AS SEGUINTES DENOMINAÇÕES: GUARDA CÍVICA (1889), CORPO POLICIAL (1889) E FINALMENTE BRIGADA MILITAR (1892).

A HISTÓRIA DA BRIGADA MILITAR CONFUNDE-SE COM A PRÓPRIA HISTÓRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. DESDE A SUA CRIAÇÃO, A CORPORAÇÃO PARTICIPOU DE INÚMERAS REVOLUÇÕES HISTÓRICAS DO PAÍS, COMO AS DE 1893 A 1895 (REVOLUÇÃO FEDERALISTA), 1923 (REVOLUÇÃO ASSISISTA), 1924 (EM SÃO PAULO), 1926 (EM SANTA CATARINA E PARANÁ), 1930 E 1932 (NO RIO GRANDE DO SUL E SÃO PAULO), DEMONSTRANDO UMA FORTE CULTURA MILITAR E GUERREIRA. APÓS O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DE 1932, A BRIGADA MILITAR, JÁ COM MISSÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA, AINDA PARTICIPOU DE OUTRAS REVOLUÇÕES (ESTADO NOVO EM 1937, LEGALIDADE DE 1961 E GOLPE MILITAR DE 1964).

O SERVIÇO DE AVIAÇÃO DA BRIGADA, FOI CRIADO EM 31 DE MAIO DE 1923 COM DUAS AERONAVES ARGENTINAS, PORÉM FOI EXTINTO EM 1924. PARA SUA OPERAÇÃO FOI CONSTRUÍDA UMA PISTA DE POUSO QUE DEPOIS DEU ORIGEM AO AEROPORTO SALGADO FILHO, EM PORTO ALEGRE.

A PARTIR DE 1935, EM DECORRÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DA ÉPOCA, A ATIVIDADE POLICIAL PASSOU A SER COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO ESTADO. A GUARDA CIVIL E A GUARDA DE TRÂNSITO PASSARAM A FAZER O POLICIAMENTO OSTENSIVO NA CAPITAL, ENQUANTO A BRIGADA MILITAR ASSUMIU O POLICIAMENTO NO INTERIOR. EM MEADOS DE 1950, A CORPORAÇÃO PASSOU A PREOCUPAR-SE EM ORGANIZAR FORMAS DE POLICIAMENTO ADEQUADAS A LOCAIS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS, ORIGINANDO-SE DESSA PREOCUPAÇÃO O POLICIAMENTO RURAL MONTADO. NESSE PERÍODO SURGIU TAMBÉM O POLICIAMENTO URBANO, COM EMPREGO DE DUPLAS DE POLICIAIS MILITARES, QUE PASSARAM A SER CONHECIDAS COMO “PEDRO E PAULO”, INSPIRADOS NO RIO DE JANEIRO ONDE ERAM DENOMINADOS “COSME E DAMIÃO”.

A PARTIR DE 1968, A BRIGADA MILITAR PASSOU A EXECUTAR, COM EXCLUSIVIDADE, AS ATRIBUIÇÕES DE POLICIAMENTO OSTENSIVO. O TEXTO CONSTITUCIONAL DE 1988 ATRIBUIU À CORPORAÇÃO AS ATIVIDADES DE POLÍCIA OSTENSIVA, DE PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO, DE BUSCA E SALVAMENTO E DE DEFESA CIVIL.

A PARTIR DE 2001 (SENDO QUE UMA EFÊMERA EXPERIÊNCIA PRELIMINAR HAVIA OCORRIDO EM 1995), A BRIGADA MILITAR FOI PIONEIRA NO PAÍS A CONSTITUIR-SE NA PRIMEIRA POLÍCIA MILITAR A EFETUAR O CHAMADO "CICLO COMPLETO DE POLÍCIA", NO QUE TANGE AOS CRIMES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO, NA MEDIDA EM QUE O POLICIAL MILITAR, A PARTIR DE ENTÃO, OPORTUNIZA AO CIDADÃO EFETUAR REGISTRO POLICIAL QUANDO DO ACONTECIMENTO DESTES TIPOS PENAIS, EM QUAISQUER LOCAIS EM QUE SE ENCONTRAR, POIS O PRÓPRIO POLICIAL É O RESPONSÁVEL PELO REGISTRO E, INCLUSIVE, PELA FORMALIZAÇÃO DA MARCAÇÃO DA AUDIÊNCIA PRELIMINAR ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS PERANTE O JUÍZO COMPETENTE - JEC (JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL) -, A FIM DE BUSCAR A TRANSAÇÃO PENAL.

 ESSA MODIFICAÇÃO (ANTERIORMENTE O CIDADÃO NECESSITAVA SE DESLOCAR AO DISTRITO POLICIAL MAIS PRÓXIMO), EM MUITO FACILITOU A AGILIDADE E A DINÂMICA DO PROCESSO, DESONERANDO O INDIVÍDUO DE UMA SÉRIE DE ENTRAVES DE ORDEM ADMINISTRATIVA. TAL MEDIDA ESTIMULOU, INCLUSIVE, DENTRE INÚMEROS ASPECTOS, O EFETIVO REGISTRO POLICIAL DOS DELITOS, TRAZENDO MAIOR FIDEDIGNIDADE NO QUE TANGE AO TRABALHO POLICIAL E O MAPEAMENTO DOS CRIMES RECORRENTES.