segunda-feira, 30 de setembro de 2013



SEMANA DO TRÂNSITO EM JAGUARI
 

         DE 18 A 25 DE SETEMBRO FOI COMEMORADO A SEMANA DO TRÂNSITO EM TODO O BRASIL. EM JAGUARI, DESDE O INÍCIO DO ANO A BRIGADA MILITAR, RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, ATENDEU 51 ACIDENTES DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS E COM LESÕES CORPORAIS, FORAM CONFECCIONADOS 141 AUTOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO (MULTA) E FELIZMENTE NÃO ACONTECERAM MORTES. DURANTE A SEMANA DO TRÂNSITO A BRIGADA MILITAR REALIZOU PALESTRAS E ATIVIDADES PRÁTICAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
 
PRÉ-ESCOLAR DA ESCOLA SÃO JOSÉ 
 ESCOLA SÃO JOSÉ
 ESCOLA GUILHERMINA JAVORSKI
ESCOLA ANTONIETA GINDRI REGHELIN 
 AULA PRÁTICA NA RUA JÚLIO DE CASTILHOS
FAIXA DE SEGURANÇA NA RUA JÚLIO E CASTILHOS 
SÉRIES INICIAIS  DA ESCOLA GUILHERMINA JAVORSKI
AULA PRÁTICA NA AVENIDA SEVERIANO DE ALMEIDA 
                                             ESCOLA GUILHERMINA JAVORSKI



sábado, 28 de setembro de 2013

Brigada Militar realiza formaturas e promoções de sargentos


         A partir da sexta-feira (27), a Brigada Militar passa a ter mais 412 policiais militares na graduação de 2º sargento. São 3º sargentos e soldados que se formam no Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) e, ao mesmo tempo, recebem suas promoções.    As formaturas serão realizadas nas cidades onde ocorreram os cursos. Em Osório, às 10 horas, na Vila Olímpica – Ginásio A (Av. Marcílio Dias, 872), acontece o ato solene para os 66 alunos da Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes). Também às 10 horas, a turma de 100 brigadianos da Esfes de Montenegro terá solenidade no Ginásio Sesi (R. Campos Neto, 455, bairro Timbaúva). Em Porto Alegre, às 16 horas, será a formatura de 67 alunos da Escola de Bombeiros/EsBo (R. Silva Só, 300, bairro Santa Cecília). A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria (Esfas/SM) promoverá a formatura de 179 alunos às 16 horas, no Estádio da Guarnição da Brigada Militar (R. Pinto Bandeira, 350, bairro N. Srª das Dores) e, em caso de mau tempo, o evento passará para o ginásio do Clube Recreativo Dores (R. Bento Gonçalves, 400, bairro N. Srª das Dores).    Os policiais militares do nível médio frequentaram o CTSP no período de novembro de 2012 a setembro de 2013. Entre as diversas disciplinas estavam policiamento ostensivo nas modalidades comunitário, trânsito, ambiental e operações especiais; uso da arma de fogo; sociologia da violência e da criminalidade; direitos humanos; mediação de conflitos; criminalística; comando de frações destacadas e várias áreas do direito e da administração pública.    O Comandante-Geral da Brigada  Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes, deverá participar das formaturas em Osório e em Porto Alegre. Para ele, a ascensão na carreira do policial militar significa não apenas o crescimento pessoal, mas o fortalecimento de toda a Instituição. “Esses servidores saem da rotina em que dominam o fluxo diário de suas atividades e, muitas vezes, ficam longe de seus lares para se dedicarem ao avanço do conhecimento, das técnicas de policiamento e das questões complexas de segurança pública. Não só eles ganham pessoalmente com isso, mas, sobretudo, a Corporação, que passa a contar com profissionais cada vez mais capacitados”, falou o coronel Fábio Fernandes.    A distribuição dos novos sargentos nas Organizações Policiais da Brigada Militar será feita de acordo com as necessidades da Corporação, podendo, alguns, retornar para suas Unidades de origem.

GABINETE DO COMANDANTE-GERAL

Texto: Jornalista Jussara Pelissoli (RMT 6108)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 16 a 24 setembro de 2013.


 

AMEAÇA / CALÚNIA
As 14:00 hs do dia 16 de setembro de 2013, uma moradora da Rua 14 de Julho, Bairro Sagrado Coração de Jesus, comunicou a Brigada Militar que um morador próximo de sua casa, ameaçou-lhe de morte e que a mesma furtava galinhas dos vizinhos. Já o acusado só falará em juízo. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando os envolvidos notificados e compromissados a comparecer em juízo na data marcada. 

INJÚRIA QUALIFICADA / AMEAÇA
         As 14:35 hs do dia 16 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Garibaldi, Bairro Sagrado Coração de Jesus, onde dois cidadãos se desentenderam, havendo ameaças e ofensas mútuas, sendo que uma das partes alegou que foi ofendido por expressões racistas. Ambos foram conduzidos a Delegacia para registro da ocorrência. 

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS / DIRIGIR VEÍCULO EM VIA PÚBLICA, SEM A DEVIDA PERMISSÃO OU HABILITAÇÃO, GERANDO PERIGO DE DANO / PERMITIR POSSE E/OU CONDUÇÃO DO VEÍCULO A PESSOA SEM HABILITAÇÃO.
As 14:05 hs do dia 18 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Localidade de Fontana Freda para atendimento de acidente, onde uma caminhonete Ford F-100 teve a frente cortada por uma motocicleta Honda XR, cujo condutor e  passageira ficaram lesionados e foram socorridos pelo SAMU ao hospital de Jaguari. Foi constatado que o motociclista não tinha habilitação, sendo confeccionado Termo Circunstanciado, ficando o mesmo notificado e compromissado a comparecer em juízo. A moto, por estar com licenciamento vencido, foi removida ao depósito do Detran. Também foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial ao proprietário da motocicleta por permitir a posse e/ou condução do veículo em via pública a pessoa não habilitada. 

AMEAÇA
As 12:10 hs do dia 20 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua “D”, Bairro Promorar, onde uma senhora relatou que foi ameaçada de agressão por uma outra cidadã pelo telefone. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial. 

LESÃO CORPORAL / INJÚRIA / AMEAÇA
          As 10:35 hs do dia 22 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua “D”, Bairro Promorar, onde um senhor relatou que foi ofendido por um casal, e estes, o cidadão foi agredido ficando lesionado na cabeça e a senhora foi ofendida e ameaçada de morte. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando os envolvidos notificados e compromissados a comparecer em juízo. 

INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
No dia 18 de setembro de 2013, foi autuada uma motocicleta Honda XR pelos Artigos 230, inciso V, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado; Art. 162, inciso I, dirigir veículo sem possuir CNH ou Permissão para Dirigir; Art. 163 c/c 162, inciso I, entregar veículo à pessoa sem CNH ou Permissão para Dirigir; Art 244, inciso II, conduzir motocicleta transportando passageiro sem capacete e Art 230, inciso IV, conduzir o veículo sem placa de identificação.        

No dia 19 de setembro de 2013, foram autuados os seguintes veículos:
- um Ford Fiesta pelo Art. 181, inciso VIII, estacionar sobre faixa destinada à pedestre;
- um VW Santana pelo Art. 181, inciso III, estacionar afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de 1metro,
- um Ford Escort pelo Art. 230, inciso V, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado,
- um GM Corsa pelo Art. 175, utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir arrancada brusca.

  
SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”
 
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 09 a 16 setembro de 2013.



EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
As 19:10 hs do dia 09 de setembro de 2013, a Brigada Militar prestou apoio a Policia Rodoviária Federal de Santiago para abordagem de um veículo Saveiro cujo condutor estaria embriagado. O veículo foi localizado, abordado e constatado que o condutor estava com sinais de embriaguez. O mesmo foi preso e conduzido pela PRF a Delegacia de Polícia de Santiago. 

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
          As 11:55 hs do dia 10 de setembro de 2013, foi atendida uma colisão ocorrida na Rua Julio de Castilhos, Bairro Rivera, onde um motociclista perdeu o controle do veículo e atingiu um caminhão que circulava no sentido contrário. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência de Trânsito.

FURTO ABIGEATO
As 16:30 hs do dia 10 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Localidade de Linha 9, onde um produtor rural relatou que estava fazendo uma averiguação na sua propriedade e localizou no meio de um mato uma novilha carneada, restando somente as vísceras. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial. 

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS
As 13:20 hs do dia 11 de setembro de 2013, uma Guarnição de Serviço compareceu na Rua Sete de Setembro, Bairro Centro, onde uma senhora foi atingida por um veículo que adentrava o estacionamento de uma instituição. A vítima foi socorrida ao hospital local. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial e de trânsito. 

LOCALIZAÇÃO DE OBJETO
As 07:30 hs do dia 12 de setembro de 2013, um cidadão comunicou a Brigada Militar que encontrou no pátio de sua casa uma sacola com 14 peças de roupas entre as quais camisas, calças, bermuda e blusão. Os objetos foram entregues na Delegacia de Polícia. 

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS
As 01:40 hs do dia 14 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Sete de Setembro, Bairro Centro, onde ocorreu um abalroamento envolvendo uma motocicleta e um veículo Gol, ficando o motociclista lesionado no joelho e mão direita. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial e de trânsito. 

LESÃO CORPORAL
As 05:10 hs do dia 15 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua “C”, Bairro Promorar, onde um jovem relatou que brigou com seu irmão, vindo a ficar com um corte na perna direita. O acusado não foi localizado e a vítima foi encaminhada ao hospital local.  Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial. 

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS / DIRIGIR VEÍCULO EM VIA PÚBLICA, SEM A DEVIDA PERMISSÃO PARA DIRIGIR OU HABILITAÇÃO, GERANDO PERIGO DE DANO
As 21:10 hs do dia 15 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Localidade de Marmeleiro onde um ciclista foi atingido por um motociclista ficando ambos lesionados e socorridos pelo SAMU ao hospital de Jaguari. Foi constatado que o motociclista não tinha habilitação, sendo confeccionado Termo Circunstanciado, ficando o mesmo notificado e compromissado a comparecer em juízo na data marcada. A moto, por estar com licenciamento vencido, foi removida ao depósito do Detran. Também foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial e de trânsito. 

AMEAÇA / CALÚNIA
As 14:00 hs do dia 16 de setembro de 2013, uma moradora da Rua 14 de Julho, Bairro Sagrado Coração de Jesus, relatou a Brigada Militar que foi ameaçada de morte e acusada de roubo de animais. Já o cidadão acusado pela ameaça e calúnia desejou se manifestar somente em juízo. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando as partes notificadas e compromissadas a comparecerem em juízo na data marcada. 

INJÚRIA QUALIFICADA / AMEAÇA
As 14:35 hs do dia 16 de setembro de 2013, um cidadão morador na Rua General Lima, Bairro Mauá, solicitou a presença da Brigada Militar e relatou que foi ameaçado de morte e ofendido com expressão racista por outro homem. Já esse afirmou que foi ameaçado e provocado. Ambos foram conduzidos a Delegacia para registro da ocorrência. 

INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
No dia 13 de setembro de 2013, foi autuada uma motocicleta Yamaha Fazer pelo Art. 195 do C.T.B.,  desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes; 

No dia 15 de setembro de 2013, foi autuada uma motocicleta Honda CG 150,  pelo Art. 162, inciso I, dirigir veículo sem possuir CNH ou Permissão para Dirigir e pelo Art 230, inciso V, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado.
 
 
SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”
 
 

sábado, 14 de setembro de 2013

Promoção por ato de bravura.



O Comandante-geral da Brigada Militar reconheceu como ato de bravura em serviço a ação praticada por policiais militares no enfrentamento com a quadrilha de Elisandro Rodrigo Falcão em dezembro de 2012 após assalto cometido contra uma fábrica de jóias em Cotiporã.

 
 
Na sexta-feira (13/9) foi publicado no Diário Oficial do Estado por ato do governador do Estado à promoção extraordinária por ato de bravura dos quatro policiais militares à graduação de 2º sargento.
 

Fonte: RVS Brasil.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CHEGADA DA CHAMA CRIOULA 2013


"Nossa história foi rascunhada a ponta de lança e fio de espada, sendo solidificada a ferro e fogo".
 
No dia 11 de setembro de 2013 às 10h30min horas, foi realizado a cerimônia alusiva à recepção da Chama Crioula na sede da Brigada Militar de Jaguari. O Comandante do Pelotão, 1° Ten QTPM ALCEMAR DA SILVA RECHIA, autoridades do município e demais convidados, recepcionaram os cavalarianos que conduziram a chama. A Brigada de Jaguari se fez presente na cavalgada, sendo representada pelo 1° Sgt Rudimar, 2° Sgt Pes, 2° Sgt Amarante, 3° Sgt Brum, 3° Sgt Gilberto, Sd André e Sd Navarro. Símbolo da Semana Farroupilha, a Chama Crioula permanecerá no Pelotão a disposição das demais entidades, sendo que no dia 14 de setembro será dado início as comemorações farroupilha 2013.

















 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 03 a 09 setembro de 2013.


 

AMEAÇA
            As 19:30 hs do dia 06 de setembro de 2013, compareceu na Brigada Militar um jovem e relatou que estava no seu local de trabalho e um indivíduo passou várias vezes de carro, sendo que em uma das vezes mostrou-lhe uma arma de fogo. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.
 
ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS
            As 17:00 hs do dia 07 de setembro de 2013, a Brigada Militar atendeu no cruzamento das Ruas Sete de Setembro com Ernesto Berger um acidente de trânsito, onde colidiu uma motocicleta Yamaha/Fazer e um veículo VW/ Gol, causando lesões no motociclista que foi socorrido pelo SAMU ao hospital local. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial e de Trânsito.
 
FURTO / INJÚRIA QUALIFICADA
As 23:45 hs do dia 07 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Sete de Setembro, Bairro Centro, onde um homem relatou que teve subtraída sua carteira com documentos e dinheiro, indicando os dois suspeitos pelo ato, sendo realizada busca pessoal nos mesmos, não sendo encontrado o produto do furto. Já um dos acusados, relatou que foi ofendido com expressões racistas pela suposta vítima do furto. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial pela própria Brigada Militar.
 
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – INJÚRIA / AMEAÇA / DANO
As 02:00 hs do dia 08 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua “C”, Bairro Promorar, onde uma senhora relatou que ao chegar em casa, pediu a seu filho que baixasse o som da TV, sendo que ele ficou revoltado e começou a quebrar tudo dentro de casa, que lhe ofendeu e ameaçou de agredi-la. O acusado foi preso e ambos conduzidos a Delegacia para registro da ocorrência.
 
LESÃO CORPORAL
As 03:40 hs do dia 08 de setembro de 2013, a Brigada Militar foi solicitada a comparecer em um evento na Rua José Bonifácio, Bairro Centro, onde um jovem afirmou que ao sentar em um sofá, foi puxado pelo braço por um indivíduo desconhecido e agredido por outro. Já estes, um afirmou  que o jovem havia tentado abraçar sua namorada e que levou um tapa,revidando com um soco e o outro relatou que estava na portaria e ao impedir que o jovem retornasse para dentro, acabaram entrando em luta corporal. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando os envolvidos notificados e compromissados a comparecer em juízo na data marcada.
 
AMEAÇA / INJÚRIA
As 04:35 hs do dia 08 de setembro de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Ipê, Bairro Consolata, onde duas cidadãs relataram que foram ameaçadas e uma delas também foi ofendida por um vizinho. Já o vizinho afirmou que foi ofendido ao pedir para que elas baixassem o volume do som. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando os envolvidos notificados e compromissados a comparecer em juízo na data marcada.

 

SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,

DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”

 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CHAMA CRIOULA 2013.


 
A BRIGADA MILITAR DE JAGUARI CONVIDA A COMUNIDADE EM GERAL, PARA A RECEPÇÃO DA CAVALGADA DA BUSCA DA CHAMA CRIOULA 2013, QUE ESTARÁ RETORNANDO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, COM CHEGADA PREVISTA PARA QUARTA–FEIRA, DIA 11 DE SETEMBRO, AS 10:30 HORAS NO QUARTEL DA BRIGADA MILITAR, ONDE PERMANECERÁ ATÉ O DIA 14 DE SETEMBRO, QUANDO DO INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES FARROUPILHAS DE 2013.


A BRIGADA MILITAR ORIENTA:

 
 

         A Brigada Militar orienta aos condutores de veículos automotores e ciclomotores, que, conforme o Art. 280, § 3º do Código de Trânsito Brasileiro, não há necessidade de abordagem do veículo e respectivo condutor infrator para que seja realizada a autuação por infração de trânsito cometida. Não sendo possível a autuação em flagrante, o agente de trânsito relatará o fato à autoridade no próprio auto de infração, informando os dados a respeito do veículo, bastando apenas informar a tipificação da infração, local, data e hora do cometimento da mesma e os caracteres da placa de identificação do veículo, sua marca e espécie.
 
 

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 31 de agosto a 05 de setembro de 2013.


 
AMEAÇA / INJÚRIA
            As 14:10 hs do dia 31 de agosto de 2013, a Brigada Militar compareceu na localidade de São Xavier - 4º Distrito, onde um senhor relatou que estava construindo uma cerca, quando seu vizinho cruzou de trator em alta velocidade e retornou, começando a lhe ofender e ameaçar dizendo que seus dias estavam contados. Afirma que ouviu um disparo de arma de fogo e avistou uma arma longa nas mãos do acusado. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.
  
DANO
            As 18:40 hs do dia 01 de setembro de 2013, compareceu na Brigada Militar um cidadão e registrou  que por volta das 07:30 da manhã, foi a sua horta e achou aproximadamente 60 pés de alho arrancados, que não levaram nada, somente danos. Afirmou que não foi a primeira vez, pois já haviam arrancado cerca de 40 pés de repolho dias atrás. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.
  
ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
            As 11:30 hs do dia 02 de setembro de 2013, a Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito na esquina da Rua José Bonifácio c/ Assis Brasil, Bairro Centro, envolvendo um veículo Ford Fusion e uma caminhonete GM/S10, sendo esta removida ao depósito do DETRAN por encontrar-se com o licenciamento vencido. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência de trânsito.
  
 
INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
            No dia 02 de setembro de 2013, foi autuado um veículo GM / S10 pelo Art. 230, inciso V do CTB, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, sendo este removido ao depósito do DETRAN; Art. 162, inciso V, dirigir veículo com validade da CNH vencida há mais de 30 dias e pelo Art. 164 c/c Art. 162, inciso V, para o proprietário do veículo por permitir posse/condução do veículo a pessoa com CNH vencida há mais de 30 dias.
            No dia 03 de setembro de 2013, foi autuado um veículo VW / Gol pelo Art. 230, inciso V do CTB, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, sendo este removido ao depósito do DETRAN
            No dia 05 de setembro de 2013, foi autuado um veículo VW / Gol pelo Art. 214, inciso I do CTB, deixar de dar preferência a pedestre/veiculo não motorizado na faixa a ele destinada.
 
 
 
SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”
 
 

AÇÃO CÍVICO SOCIAL



Na tarde de domingo (08/09) a Escola Heron Jornada Ribeiro irá sediar uma ação social a partir das 14h. Esta ação é desenvolvida por órgãos públicos, clubes de serviço, empresas e pessoas da comunidade, que buscam aproximar os moradores do bairro, dos serviços públicos, e levar uma maior sensação de segurança.

       As atividades que se estenderão até as 17h, tem como público alvo crianças e adolescentes do bairro.

 

Traga sua família e participe, haverá:

 

- Escolinha de Trânsito;

- Passeio a Cavalo;

- Passeio nas Viaturas das Polícias civis e militares  e no Caminhão de Bombeiros;

- Banda de Música do Exército;

- Verificação de Pressão Arterial;

-Shows com Grupo de Rap, Dança e Patinação;

- Brinquedos infláveis e distribuição de lanches, TUDO DE GRAÇA.

Além de várias outras atividades.