terça-feira, 30 de julho de 2013

Carreta pega fogo na Br 287

        
          No início da noite de ontem, 29/07/2013, a Brigada Militar foi acionada pelo condutor de uma carreta bi-trem carregada com soja, o qual descia a serra de Jaguari pela BR 287 e próximo à ponte do Arroio Tigre, devido ao aquecimento do sistema de freios, pegou fogo. O local é conhecido por inúmeros acidentes. Foi acionado os brigadistas da Prefeitura de Jaguari com apoio de um caminhão pipa, Corpo de Bombeiros de Santiago e a Polícia Rodoviária Federal, mas toda a carga, cerca de 54 toneladas, foi perdida. O condutor do veículo conseguiu desengatar a tempo o caminhão-trator (cavalinho) em que não houve danos. O trânsito no local ficou interrompido e desviado por dentro da cidade de Jaguari.
                                        
fotos : site da radio Jaguari:  www.radiojaguari.com.br





domingo, 28 de julho de 2013

Polícia Ambiental realizada medição sonora.


 
Na noite do dia 27 para 28 de julho de 2013, uma Guarnição da 2° Cia do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, por requisição do Ministério Público de Jaguari, esteve no município fazendo um trabalho de medição sonora na Rua Severiano de Almeida e proximidades.
 

 
Das informações obtidas, será confeccionado relatório sobre poluição sonora e perturbação do sossego alheio a ser encaminhado ao Ministério Público.

 

sábado, 27 de julho de 2013


 
Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari nas últimas 24 horas.   
 
ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
        As 07:50 hs do dia 27 de Julho de 2013, a Brigada Militar compareceu na localidade de Linha 6, onde o condutor de um Fiat Pálio comunicou que ao desviar de um cachorro, perdeu o controle do veículo e chocou-se em uma cerca. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência de Trânsito.
 
ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS
        As 15:00 hs do dia 27 de Julho de 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Coronel Flores, Bairro-Centro, onde o condutor de um Fiat Siena chocou-se em um muro e uma árvore, ficando com lesões no rosto. Foi socorrido pela equipe do SAMU ao hospital local. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência de Trânsito.
 
SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Brincadeira acaba mal

  Adolescente finge assalto e acaba baleado por policial militar em Teutônia
        Menino de 16 anos e dois amigos usavam capuz e armas e planejavam brincadeira com professor.
 
 
         A brincadeira de três adolescentes terminou com um deles baleado por um policial militar em Teutônia, no Vale do Taquari. Os meninos planejavam um assalto fictício a um professor deles, que estava a caminho do churrasco do qual participavam, quando uma patrulha da Brigada Militar foi acionada e identificou a situação como uma tentativa de assalto.
          O adolescente de 16 anos foi atingido no tórax e encaminhado ao Hospital Ouro Branco. Segundo a instituição, ele passou por uma cirurgia para retirar o projétil e o quadro dele é estável, sem risco de vida.
         De acordo com o responsável pelo Comando Regional do Policiamento Ostensivo (CRPO), coronel Antônio Scussel, por volta das 21h desta quarta-feira, a BM recebeu a ligação de um morador relatando que três pessoas encapuzadas e armadas estavam tentando assaltar uma casa. Uma patrulha então teria sido enviada ao local com dois PMs.
         — Eles chegaram lá, viram os rapazes e pediram que largassem as armas. Os meninos então fugiram e os policiais dispararam dois tiros, um para o chão e o outro para o alto, para fazê-los parar. Nisso um dos meninos se virou com a arma apontada para os PMs e acabou sendo atingido por um tiro — afirma Scussel.
         Segundo o comandante, as armas de brinquedo, que foram apreendidas depois, são pretas e muito parecidas com armas de fogo. Ele reforça, ainda, que era tarde e escuro, dificultando a identificação da situação.
          — Para completar, o bairro Canabarro, onde ocorreu a ação, é o bairro com maior índice de criminalidade do município. Tinha tudo para ser de verdade e os policiais agiram como numa situação convencional de roubo — garante Scussel, acrescentando que um inquérito policial militar foi instaurado para avaliar a ação dos policiais.
            O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil. Um dos adolescentes, de 17 anos, já prestou depoimento.
            — Ele confirmou que era uma brincadeira e que foi de mau gosto, que não pensaram nas consequências. Agora vamos colher mais depoimentos e provas para encaminhar para avaliação da Justiça — afirma o delegado Mauro José Barcellos Mallmann.
            O delegado ainda alerta para o perigo desse tipo de brincadeira. Segundo ele, o risco de que algo dê errado, como alguém sofrer um problema de coração, de alguém reagir ou até mesmo de uma ação policial, como no caso de Teutônia, é muito alto.
Fonte: Site Zero Hora

Diretor da Academia de Polícia da Inglaterra palestra para PMs

         O secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, recepcionaram o superintendente da Polícia da Inglaterra, Steve France, na quinta-feira (25), e assistiram à palestra que ele proferiu sobre a estrutura policial inglesa. O evento, realizado na Academia de Polícia Militar (APM), ocorreu mediante parceria com o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
 
 
 
          Steve France explicou que na Inglaterra existe um serviço de polícia e não uma força policial, que o planejamento de todas as ações são baseadas no serviço de inteligência e que a atuação preponderante está no policiamento comunitário e na integração entre os entes das comunidades e a polícia. O oficial, que também é diretor de relações institucionais da Academia de Polícia da Inglaterra, afirmou que eles buscam “o equilíbrio entre a total liberdade do cidadão e o total controle do Estado”. A diferença fundamental entre o Brasil e a Inglaterra é que aqui existe a cultura do uso da arma e lá a polícia utiliza armamento em situações extremas. A prática é do uso progressivo da força, em cinco níveis: presença policial, instruções passadas pelos oficiais para a comunidade, contato físico com o cidadão com técnicas suaves, uso do bastão ou movimento de força para imobilizar a pessoa e, finalmente, a força letal, por meio de armas.
         O oficial inglês lembrou o episódio da morte do brasileiro Jean Charles Menezes em uma estação de metrô de Londres e explicou os procedimentos da polícia britânica no caso, baseados na suspeita de que o rapaz tinha ligação com o terrorismo, que vinha sendo investigado. Na abordagem, ele fugiu e recebeu o tiro, pois a policia entendeu que ele poderia estar carregando uma bomba na mochila que portava. Mais tarde, soube - se que ele correu da polícia porque era imigrante ilegal e não queria ser deportado.
         O palestrante ainda relatou que, a partir de manifestações ocorridas em Londres, em agosto de 2011, e que começaram a se espalhar por outras cidades próximas, organizadas pelas redes sociais, a polícia inglesa compreendeu a necessidade de utilizar essas ferramentas da internet. Segundo Steve, atualmente, as redes sociais são muito importantes para a tática da polícia, divulgação de seu trabalho e aproximação com as comunidades. Ele também fez referencia à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016 no Brasil e sugeriu que as polícias militares estruturem suas ações pensando de que forma os estrangeiros vão compreender a cultura local.
         No encerramento, o comandante-geral da Brigada Militar, disse que a palestra mostrou que as policias militares têm finalidades semelhantes, apesar de diferentes culturas e peculiaridades diversas. Aproveitou para fazer um breve relato das manifestações populares realizadas no Brasil recentemente. Destacou que no Rio Grande do Sul cerca de 20 mil pessoas participaram dos manifestos, houve elevado grau de violência de alguns participantes e que, apesar de 25 PMs feridos, além da morte de um por atropelamento, nenhum civil teve lesão grave. “Isso comprova a ação correta da BM”, frisou Fábio Fernandes.
         O comandante-geral agradeceu ao palestrante, reforçando interesse na permanente troca de informações e experiências entre as duas instituições.
 GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto e Fotos: Jussara Pelissoli (RMT 6108)

PARTICIPAÇÃO POPULAR

PARTICIPAÇÃO POPULAR - VOCÊ DECIDE


              Nos dias 06 e 07 de agosto de 2013, exerça sua cidadania! Dê seu voto durante a participação popular 2013/2014.
 
 
     
         O 5º Regimento visando atender a demanda e o anseio de maior segurança da comunidade rural e urbana, tem como meta a aquisição de 09  Pick ups e 01 micro-ônibus.    
 
         O objetivo é dispor os veículos nos 10 municípios da área de responsabilidade do 5º R P Mon (Vale do Jaguari), reforçando o policiamento, e levando segurança aos lugares de difícil acesso.
  
         Seu voto na demanda SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL é muito importante.




E pense: Qual a importância que você dá a segurança de sua família?



PARTICIPE!!
 
 
Fonte: Blog do 5° RPMon

quinta-feira, 25 de julho de 2013

      
 
                 Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 16 a 23 de julho de 2013

VIAS DE FATO
 
            As 03:50 hs do dia 20 de Julho de 2013, compareceu na Brigada Militar um cidadão e relatou que estava em um bar e um indivíduo ao passar por ele o empurrou, fazendo com que caísse ao chão. Afirmou que enquanto estava em frente ao bar, ouviu um companheiro do agressor falar para “intimá-lo”, pois estava sozinho. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.

            As 04:25 hs do dia 20 de Julho de 2013, um cidadão compareceu na Brigada Militar para registrar  que estava em um bar com um grupo de amigos e ao sair do banheiro, se deparou com um desafeto seu, o qual propositalmente o empurrou, pegou pelo seu pescoço e deu uma rasteira derrubando-o ao chão e levou um chute nas pernas. Afirmou que o acusado se evadiu do local após o fato. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial
 
A BRIGADA MILITAR ORIENTA:
            Aos condutores de veículos automotores e ciclomotores com placas de finais 9 e 0 que poderão trafegar com o IPVA no Exercício de 2012 até o dia 31 de julho.
            O recibo bancário de pagamento do referido encargo, não serve como documento para a fiscalização de trânsito e que os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 flagrados com o licenciamento vencido, serão removidos ao depósito do DETRAN e seus proprietários serão autuados por infração gravíssima, terão 7 pontos na carteira e multa em torno de R$ 191,54.

 
SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”
 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alerta aos candidatos inscritos a PM Temporário da Brigada Militar.

            A Brigada Militar alerta aos candidatos inscritos que ainda não realizaram a validação de suas inscrições, que as mesmas devem ser realizadas até o dia 31 de julho nos Quartéis da Brigada Militar abaixo relacionados (item 5.2. do Edital), no horário compreendido das 12:30 horas às 18:30 horas, de segunda a sexta-feira.
 
 

5.2. Locais
Porto Alegre
CPC - Rua Voluntários da Pátria, 1358, 5º andar, Centro.
DA/DReSA - Rua dos Andradas, 482, Centro.
1º CRB -  Av Aureliano de Figueiredo Pinto, 345, Praia de Belas
 
Canoas
CPM - Rua Santos Ferreira, 4321, Estância Velha
8º CRB - Av. Santos Ferreira, 965
 
Bagé
6º R P Mon - Rua Cândido Portinari, 310 - Vila Floresta

Caxias do Sul
CRPO/Serra - Rua Dr Montauri, 1110, Centro
5º CRB - Rua 20 de Setembro, 2533

Charqueadas
28º BPM - RS 401 - KM 18 - S/nº

Cruz Alta
CRPO/Alto Jacuí – Rua Sgt Osvaldino, 100 - Vila Brener

Ijuí
29º BPM - Rua do Comércio, nº 2850, Morada do Sol
12º CRB - Rua Venâncio Aires, 248

Lajeado
CRPO/Vale do Taquari - Rua Marechal Deodoro, 212, Centro

Montenegro
CRPO/Vale do Caí - Rua Artur Renner, 800, São João

Novo Hamburgo
CRPO/Vale do Rio dos Sinos - Rua Cel Travassos, 1111, Rondônia

Osório
CRPO/Litoral - BR 101 , KM 97, Bairro Caiu do Céu.

Passo Fundo
CRPO/Planalto - Rua Cel Pelegrino, 562, Passo Fundo
7º CRB - Rua Independência, 1320

Pelotas
CRPO/Sul - Av Bento Gonçalves, 3036, Centro

Rio Grande
6º BPM - Av. Honório Bicalho, 1020, Centro
3º CRB - Rua General Vitorino, 781

Santa Cruz do Sul
CRPO/Vale do Rio Pardo - Rua 28 de Outubro, 143, Centro
6º CRB - Rua Ten Cel Brito, 3, Centro

Santa Maria
CRPO/Central - Rua Pinto Bandeira, s/n – Nª Senhora das Dores
4º CRB - Rua Cel Nideraurer, 890, Centro

Santana do Livramento
CRPO/Fronteira Oeste - Rua Ângelo Melo, 744, Centro
10º CRB - Rua Duque de Caxias, 1040

Santo Ângelo
CRPO/Missões - RS 344 km 97, Oliveira
11º CRB - Rua 22 de Março, 543, Centro

Santa Rosa
CRPO/Fronteira Noroeste - Rua Sinval Saldanha, 201 – Centro

São Leopoldo
2º CRB - Rua João Corrêa, 120, Morro do Espelho

Tramandaí
9º CRB - RS 030, Km 91

Uruguaiana
1º B PAF - Rua Domingos de Almeida ,2955, São Miguel

Legendas:
- DReSA: Divisão de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento.
- CRPO: Comando Regional de Policiamento Ostensivo.
- CPC: Comando de Policiamento da Capital.
- CPM: Comando de Policiamento Metropolitano.
- CRB: Comando Regional de Bombeiros.
- BPAF: Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.
- RPMon: Regimento de Polícia Montada.
- BPM: Batalhão de Polícia Militar.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brigada Militar efetua prisão por roubo.

            As 15:40 hs do dia 19 de Julho de 2013, uma Guarnição da Brigada Militar deslocou ao centro da cidade, onde um Senhor comunicou que por volta das 11:00 hs foi vítima de roubo, que foi ameaçado dentro de casa por um menor que utilizou uma faca lhe obrigando a entregar cerca de mil reais para uma mulher e após foram a uma agência bancária sacar mais dinheiro, fato que não chegou a ser consumado. A mulher que estava junto ao cidadão foi presa em flagrante e o menor, que havia deslocado a outro banco para fazer o depósito do valor já subtraído, foi apreendido. Foram conduzidos a Delegacia local, onde a mulher foi autuada em flagrante e encaminhada ao presídio e o menor entregue ao Conselho Tutelar para ser encaminhado a sua cidade de origem.
 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

FATOS HISTÓRICOS DA BRIGADA MILITAR DE JAGUARI

FATOS HISTÓRICOS DO PELOTÃO DA BRIGADA MILITAR DE JAGUARI

            EM TEMPOS DE FESTAS JUNINAS/JULINAS, A BRIGADA MILITAR NO ANO DE  1987, QUANDO O PELOTÃO, SE INSTALOU NO PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR GUILHERMINA JAVORSKI, SEDE ATUAL, FOI REALIZADA UMA FESTA JUNINA NAS DEPENDÊNCIAS DO QUARTEL, ONDE GRANDE NÚMERO DE PARTICIPANTES ESTIVERAM PRESENTES, INCLUSIVE COM A QUEIMA DE UMA FOGUEIRA, SÍMBOLO DAS FESTAS JUNINAS.


VEJAM ABAIXO ALGUMAS FOTOS, REGISTRO DESTE GRANDE EVENTO

                                          THAÍS COLBECK É A CAIPIRINHA 




terça-feira, 16 de julho de 2013

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 10 a 16 de julho de 2013.



 DESACATO / AMEAÇA / RESISTÊNCIA
            As 01:20 hs do dia 14 Jul 2013, a Brigada Militar compareceu em um bar na Rua Coronel Flores, Bairro Centro, onde um indivíduo estaria perturbando no local. O mesmo apresentava sinais de embriaguez, foi abordado e identificado. Logo em seguida passou a desacatar a Guarnição de Serviço. Foi preso em flagrante e confeccionado Termo Circunstanciado, ficando o acusado notificado e compromissado à comparecer em juízo na data marcada.

VIAS DE FATO / INJÚRIA
            As 20:35 hs do dia 14 Jul 2013, compareceu na Brigada Militar uma senhora e relatou que estava chegando em casa quando foi chamada  por um homem, que lhe agrediu com socos e pontapés e a ofendeu com palavras de calão. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.

AMEAÇA / INJÚRIA
            As 15:00 hs do dia 15 Jul 2013, a Brigada Militar compareceu na Av. Sete de Setembro, Bairro Centro, que devido a um desentendimento de trânsito, dois senhores se ofenderam e um ameaçou de agressão ao outro. Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando as partes notificadas e compromissadas à comparecer em juízo na data marcada.

INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
            No dia 11 de julho 2013, foi autuado na Avenida Sete de Setembro um veículo GM/Meriva, pelo Art. 230, inciso V do CTB, conduzir veículo registrado e não licenciado;
            No dia 14 de julho 2013, foi autuado na Rua Luis Farinati um veículo Ford /Pampa, pelo Art. 165, dirigir sob a influência de álcool.

A BRIGADA MILITAR ORIENTA:

            Aos condutores de veículos automotores e ciclomotores, que o licenciamento veicular do Exercício 2013, obedece ao seguinte cronograma para pagamento:

VEÍCULOS COM PLACAS DE FINAL
60, 70, 80, 90 e 00 data limite dia 16 de Julho.
            Cabendo ainda salientar que esses veículos poderão trafegar com o IPVA no Exercício de 2012 até o dia 31 de julho.
            O recibo bancário de pagamento do referido encargo, não serve como documento para a fiscalização de trânsito e que os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 flagrados com o licenciamento vencido, serão removidos ao depósito do DETRAN e seus proprietários serão autuados por infração gravíssima, terão 7 pontos na carteira e multa em torno de R$ 191,54.
 

SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projeto Rede Jaguari, Pescando idéias, Resgatando valores

     A Brigada Militar de Jaguari, dentro de uma visão clássica, POLÍCIA COMUNITÁRIA que é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a Polícia quanto à comunidade devem trabalhar juntas para IDENTIFICAR, PRIORIZAR e RESOLVER problemas  contemporâneos tais como crimes, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral decadência do bairro e comunidade Rural, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área, vem desenvolvendo vários projetos em parcerias com os órgãos do Município dentre eles se destaca o:

   PROJETO REDE JAGUARI

PESCANDO IDÉIAS, RESGATANDO

VALORES

O presente projeto surgiu de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Jaguari / RS, após ser contemplada pelo governo estadual com recurso especifico ao “enfrentamento do crack e outras drogas”.
Dessa forma, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde buscou articular a rede intersetorial do município, a fim de planejar ações conjuntas voltadas a esta temática, articulada com a Secretaria Municipal de Assistência Social – por meio do Centro Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a BRIGADA MILITAR através do PROERD.
Diante disso, o projeto foi elaborado com a participação ativa dos respectivos órgãos públicos acima nomeados, baseados na proposta de trabalho de enfrentamento do crack e outras drogas, o mesmo foi intitulado como “Rede Jaguari: Pescando Idéias, resgatando Valores”, sendo que as demais informações serão explanadas no decorrer deste projeto.

Objetivo Geral do Projeto

             Integrar, articular e ampliar as ações voltadas à prevenção do uso de crack e outras drogas, no município de Jaguari, a fim de abranger as zonas urbana e rural, no enfrentamento a esta mazela social.

Objetivos Específicos do Projeto

            - Incentivar os projetos já existentes no município, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, a fim de fortalecer as ações na perspectiva da prevenção.
            - Fomentar rodas de conversa sobre o assunto em questão, com vistas à integração social comunitária.
            - Promover ações articuladas, com vistas ao enfrentamento ao uso de drogas.

Metodologia
 
             Serão desenvolvidas atividades de forma integrada pela equipe intersetorial executora do projeto, articuladas com a comunidade de forma in locun, ou seja, descentralizada dos locais de trabalho das instituições.
             Tais atividades serão:
           - Rodas de conversa nos bairros e em três localidades do interior (Ijucapirama 3° distrito, Piquiri 2° distrito e São Xavier 4° distrito) do município, com material audiovisual e impresso, serão finalizadas com confraternização da equipe promotora e comunidades.
           - Realização de encontros entre os alunos do PROERD de todas as comunidades em local (a ser definido) com atividades de integração social, como oficinas teatrais e capacitações com viés socioeducativo ministradas por profissionais especializados na área da segurança pública estadual.

FOTOS DOS ENCONTROS NOS BAIRROS:











quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fiscalização em transporte escolar

           A BRIGADA MILITAR DE JAGUARI, com intuito de PREVENIR irregularidades na prestação dos serviços de transporte ESCOLAR do Município que venham por em riscos e comprometerem a segurança das pessoas, como a falta de equipamentos obrigatórios de segurança para transporte de alunos, estado de conservação dos veículos,  falta de autorização  dos departamentos para circular, falta de inspeção semestral, falta do curso especializado que comprove a aprovação e falta de habilitação, vem realizando periodicamente a FISCALIZAÇÃO nos deslocamentos dos veículos destinados ao transporte ESCOLAR do município, tomando as devidas providencias em caso de constatação de algum tipo de infração ou irregularidade.
 



PATRULHAMENTO RURAL

 
“ASSIM COMO A ÁREA URBANA, A ÁREA RURAL TAMBÉM MERECE UM PATRULHAMENTO QUE OFEREÇA UM GRAU MÍNIMO DE SEGURANÇA”

        È com essa premissa que a brigada Militar de Jaguari, vem aprimorando e intensificando o Patrulhamento Rural no Município, com o intuito de PREVENIR os furtos a residências, furtos de agrotóxico e insumos agrícolas, Furto de Fumo, furto abigeato, roubos e outras ocorrências que venham perturbar a segurança pública, desde de sua criação, tendo como data 22 de Março de 2012, a PATRULHA RURAL conseguiu reduzir os índices de ocorrências na área Rural para índices próximos a ZERO, o que facilmente é comprovado pela opinião dos moradores do interior do Município, mas isso foi graças a uma REDE de apoiadores que foi formada com a COMUNIDADE e  a PATRULHA RURAL, principalmente no quesito de fornecimento de informações de suspeitos e ações suspeitas como trânsito de veículos estranho e pessoas   e ações conjuntas com a POLICIA CIVIL e Efetivo da POLICIA DO EXÉRCITO DE QUARTEL GENERAL DE SANTIAGO.

        Aliado a isto a OSTENSIVA e DILIGENTE presença POLICIA-MILITAR na área RURAL, vem inibindo ações de predadores do patrimônio privado, ao mesmo tempo que proporciona à sua inegável sensação de segurança. 




 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 03 a 09 de julho de 2013.

         
INJÚRIA / AMEAÇA
            As 13:05 hs do dia 04 de Julho de 2013, a Brigada Militar foi solicitada a comparecer em um bar na Av. Sete de Setembro, Bairro Centro, onde um cidadão relatou que se encontrava no local, quando um homem passou a lhe ofender com palavras de calão e o ameaçou de morte. Já a outra parte relatou que estava no bar e que foi provocado para brigar, sendo convidando a sair do recinto.  Foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando as partes notificadas e compromissadas à comparecer em juízo na data marcada.

PERIGO DE VIDA OU A SAÚDE DE OUTREM
            No dia 05 de Julho de 2013, a Brigada Militar juntamente com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, fiscalizou e constatou que em alguns estabelecimentos comerciais do município, havia irregularidades no processo de inspeção e comercialização de produtos de origem animal, bem como estavam em discordância à legislação vigente, além de produtos sem procedência, sendo apreendidos e inutilizados todos os produtos nessas situações, os quais representavam risco a vida e saúde de outrem conforme Auto de apreensão da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal. Diante dos fatos foi confeccionado Termo Circunstanciado, ficando os proprietários dos estabelecimentos notificados e compromissados à comparecerem em juízo na data marcada.

 OMISSÃO NA GUARDA DE ANIMAL
            As 23:50 hs do dia 06 de Julho de 2013, compareceu na Brigada Militar uma senhora e relatou que saiu do colégio e ao passar em frente de uma residência, foi atacada por um cachorro com pelagem preta e manchas amarelas, causando pequenas escoriações na perna direita e não foi a primeira vez que isto aconteceu. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.

 FURTO QUALIFICADO
            As 04:55 hs do dia 06 de Julho de 2013, a Brigada Militar compareceu em uma residência na Av. Daltro Filho, Bairro Centro,  onde o proprietário relatou que acordou com um barulho dentro de casa e perguntou quem era, momento que alguém saiu em disparada, que foi atrás para identificar e ao chegar em uma casa noturna, viu o homem que estava com sua japona que fugiu novamente. Obteve informações que o suspeito seria do sistema prisional de Jaguari, sendo que para entrar na casa arrancou um vidro da porta. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.

ESTUPRO DE VULNERÁVEL - PRISÃO      
          As 20:25 hs do dia 06 de Julho de 2013, após denúncia anônima de provável consumo de entorpecentes,  uma guarnição compareceu no Balneário Fernando Schiling, onde abordou um automóvel com placas de Santiago, que estava parado em um local com pouca iluminação. Ao ser dado voz de abordagem, os policiais perceberam que havia dois ocupantes e que estariam se vestindo. Ao saírem do veículo estavam com as roupas desalinhadas, sendo identificado um homem com 27 anos e um menino com 11 anos de idade. O conselho tutelar foi acionado para que assistisse o menor. Após o relato do menino, o homem foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia onde o acusado foi autuado em flagrante e posterior encaminhado ao Presídio de Jaguari.

 
A BRIGADA MILITAR ORIENTA:

            Aos condutores de veículos automotores e ciclomotores, que o licenciamento veicular do Exercício 2013, obedece ao seguinte cronograma para pagamento:
VEÍCULOS COM PLACAS DE FINAL
59, 69, 79, 89 e 99 data limite dia 09 de julho;
10, 20, 30, 40 e 50 data limite dis 11 de Julho;
60, 70, 80, 90 e 00 data limite dia 16 de Julho.

            Cabendo ainda salientar que esses veículos poderão trafegar com o IPVA no Exercício de 2012 até o dia 31 de julho.

            O recibo bancário de pagamento do referido encargo, não serve como documento para a fiscalização de trânsito e que os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 flagrados com o licenciamento vencido, serão removidos ao depósito do DETRAN e seus proprietários serão autuados por infração gravíssima, terão 7 pontos na carteira e multa em torno de R$ 191,54.

SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS
 
“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”
 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Abertura do Processo Seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários

         O Diretor Administrativo da Brigada Militar torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários, visando à contratação de servidores, do Sexo Masculino, para exercerem as funções de Soldado PM Temporário.
         O Processo Seletivo destina-se a contratação para a Brigada Militar de 500 Soldados PM Temporários. Os candidatos selecionados e contratados como Soldado PM Temporário vinculam-se, obrigatoriamente, ao Regime Geral da Previdência Social, sujeitando-se, no que couber, às normas aplicáveis aos integrantes da Brigada Militar.
           A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo período de um ano.
       As inscrições deverão ser realizadas através do site da Brigada Militar: www.brigadamilitar.rs.gov.br e serão validadas nos Quartéis da Brigada Militar no período de 05 a 31 de julho de 2013, no horário compreendido das 12h30min horas às 18h30min, de segunda a sexta-feira.
          Por ocasião da inscrição, o candidato deverá fazer a opção da região onde deseja atuar como Soldado Policial Militar Temporário, conforme vagas disponibilizadas.
         O processo seletivo será constituído de três fases distintas, a saber:
PRIMEIRA ETAPA: Prova Objetiva
SEGUNDA ETAPA : Exame de Saúde, Clínico e Odontológico
TERCEIRA ETAPA: Exame de Aptidão Física.
Fonte: Site da Brigada Militar

terça-feira, 2 de julho de 2013

Relatório das principais ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Jaguari, no período compreendido entre o dia 25 de junho a 02 de julho de 2013.

 
AMEAÇA / INJÚRIA
            As 13:40 hs do dia 28 Junho 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua Garibaldi, Bairro Centro, onde um cidadão relatou que foi ameaçado e ofendido pelo vizinho por causa de seus cachorros. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
            As 17:05 hs do dia 28 de Junho 2013, a Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito na Rua Assis Brasil, onde um veículo Voyage e um Ônibus, colidiram pela traseira ao efetuarem manobra de marcha à ré. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência de Trânsito.

DANO
            As 07:45 hs do dia 30 de Junho 2013, a Brigada Militar compareceu na Rua São Xavier, Bairro Rivera, onde um senhor relatou que, na madrugada, foi acordado por um barulho muito forte seguido de uma “arrancada” de veículo que saiu em alta velocidade, que se levantou e ao verificar em frente de casa, constatou o muro e o portão caídos ao chão e no local encontrou uma placa de veículo. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS
            As 16:10 hs do dia 01 Julho 2013, a Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito na estrada da Localidade de Marmeleiro, onde um caminhão de transporte de leite tombou a beira da estrada, capotando numa ribanceira cerca de 15 metros. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência de Trânsito.
 



INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
            No dia 29 de junho 2013 foram autuados:
            - na Avenida Sete de Setembro: 01 veículo Fiat/Palio, 01 Ford Focus e 01 GM Classic pelo Art. 167 do CTB,  deixar o condutor de usar o cinto de segurança e 01 GM Montana pelo Art. 250 inciso I * a, em movimento, deixar de manter acesa a luz baixa durante a noite;
            - na Rua Carlos Gomes: 01 veículo GM Zafira pelo Art. 181 inciso XV, estacionar na contramão de direção;
            - na localidade de Taquarixim: 02 motocicletas ambas pelo Art 162 inciso I, dirigir veículo sem  possuir CNH ou Permissão para dirigir.      

A BRIGADA MILITAR ORIENTA:

            Aos condutores de veículos automotores e ciclomotores, que o licenciamento veicular do Exercício 2013, obedece ao seguinte cronograma para pagamento:

VEÍCULOS COM PLACAS DE FINAL
09, 19, 29, 39 e 49 data limite dia 04 de julho;
59, 69, 79, 89 e 99 data limite dia 09 de junho.
            Cabendo ainda salientar que esses veículos poderão trafegar com o IPVA no Exercício de 2012 até o dia 31 de julho.
            O recibo bancário de pagamento do referido encargo, não serve como documento para a fiscalização de trânsito e que os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 flagrados com o licenciamento vencido, serão removidos ao depósito do DETRAN e seus proprietários serão autuados por infração gravíssima, terão 7 pontos na carteira e multa em torno de R$ 191,54.

  SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO,
DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

“BRIGADA MILITAR, A FORÇA DA COMUNIDADE”