sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Deputados reúnem-se com comandante-geral da BM

   Na manhã desta quarta-feira (21), o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes, recebeu o subchefe parlamentar da Casa Civil, Cezar Martins, e o Deputado Estadual Marlon Santos, em uma mesma reunião, e à tarde, a Deputada Estadual Zilá Breitenbach.

 
   Os parlamentares se colocaram à disposição da Brigada Militar para encaminhamentos legislativos necessários, inteiraram-se de propostas do Comando-Geral e discutiram temas que já tramitam na Assembleia relativos à segurança pública.
 
   Entre os temas abordados pelas autoridades figurou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 225/2013, que trata de desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar; o projeto de lei sobre prevenção e combate a incêndio; a retirada gradual, em até cinco anos, do policiamento militar do sistema prisional; e a manutenção ou desconstituição da Justiça Militar.
 
   O Coronel Fábio Fernandes falou que, atualmente, 1.200 policiais militares trabalham dentro dos presídios e na guarda externa. “Esse efetivo poderá estar nas ruas com o retorno da Susepe às casas prisionais”, disse. Ele lembrou que há Estados com secretaria específica para tratar do  sistema prisional, diferente do Rio Grande do Sul, onde a questão é vinculada à Secretaria da Segurança Pública.
 
   O Comandante-Geral aproveitou para destacar aos parlamentares que o Governo do Estado liberou recursos represados para a segurança pública, de demandas do processo de consulta popular do período entre 2010 e 2013, em volume significativo. “Desses quatro anos, são R$ 300 milhões”, disse. O coronel Fábio Fernandes ainda explicou que a BM implantou o Banco de Intenções de Transferências (Bit) para que o brigadiano que deseja mudar de unidade operacional coloque seu nome em uma lista, regrada por critérios, no qual o policial militar vai acompanhando as movimentações. “Esse sistema emprega transparência ao processo”, frisou o comandante-geral.
 
GABINETE DO COMANDANTE-GERAL


Texto: Jussara Pelissoli (RMT 6108)
Fotos: Sgtº João Batista Xavier e estagiária Érika Ferraz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário