segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projeto Rede Jaguari, Pescando idéias, Resgatando valores

     A Brigada Militar de Jaguari, dentro de uma visão clássica, POLÍCIA COMUNITÁRIA que é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a Polícia quanto à comunidade devem trabalhar juntas para IDENTIFICAR, PRIORIZAR e RESOLVER problemas  contemporâneos tais como crimes, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral decadência do bairro e comunidade Rural, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área, vem desenvolvendo vários projetos em parcerias com os órgãos do Município dentre eles se destaca o:

   PROJETO REDE JAGUARI

PESCANDO IDÉIAS, RESGATANDO

VALORES

O presente projeto surgiu de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Jaguari / RS, após ser contemplada pelo governo estadual com recurso especifico ao “enfrentamento do crack e outras drogas”.
Dessa forma, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde buscou articular a rede intersetorial do município, a fim de planejar ações conjuntas voltadas a esta temática, articulada com a Secretaria Municipal de Assistência Social – por meio do Centro Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a BRIGADA MILITAR através do PROERD.
Diante disso, o projeto foi elaborado com a participação ativa dos respectivos órgãos públicos acima nomeados, baseados na proposta de trabalho de enfrentamento do crack e outras drogas, o mesmo foi intitulado como “Rede Jaguari: Pescando Idéias, resgatando Valores”, sendo que as demais informações serão explanadas no decorrer deste projeto.

Objetivo Geral do Projeto

             Integrar, articular e ampliar as ações voltadas à prevenção do uso de crack e outras drogas, no município de Jaguari, a fim de abranger as zonas urbana e rural, no enfrentamento a esta mazela social.

Objetivos Específicos do Projeto

            - Incentivar os projetos já existentes no município, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, a fim de fortalecer as ações na perspectiva da prevenção.
            - Fomentar rodas de conversa sobre o assunto em questão, com vistas à integração social comunitária.
            - Promover ações articuladas, com vistas ao enfrentamento ao uso de drogas.

Metodologia
 
             Serão desenvolvidas atividades de forma integrada pela equipe intersetorial executora do projeto, articuladas com a comunidade de forma in locun, ou seja, descentralizada dos locais de trabalho das instituições.
             Tais atividades serão:
           - Rodas de conversa nos bairros e em três localidades do interior (Ijucapirama 3° distrito, Piquiri 2° distrito e São Xavier 4° distrito) do município, com material audiovisual e impresso, serão finalizadas com confraternização da equipe promotora e comunidades.
           - Realização de encontros entre os alunos do PROERD de todas as comunidades em local (a ser definido) com atividades de integração social, como oficinas teatrais e capacitações com viés socioeducativo ministradas por profissionais especializados na área da segurança pública estadual.

FOTOS DOS ENCONTROS NOS BAIRROS:











Nenhum comentário:

Postar um comentário